Concurso japonês de jardinagem leva o paisagismo para caminhões

Compartilhe

Todos os anos, os melhores paisagistas japoneses se reunem para uma competição que se tornou tradicional naquele país: o Kei Truck Garden Contest, um concurso ímpar no qual os competidores transformam a carroceria de minicaminhonetes em jardins de beleza incomparável.

A “tela” onde essas delicadas obras de arte são realizadas é a Kei Truck, ou “kei-tora”, um veículo utilitário inventado no Japão, e muito utilizado em outros países da Ásia. Com um comprimento de 3,4 metros e largura de 1,48 metro, esses pequenos caminhões são largamente utilizados por empresas de construção e agricultura.

Pode-se afirmar que as “kei-tora” já fazem parte da cultura japonesa há muitos anos, pois foram adotadas carinhosamente pela população, tanto por oferecer boa capacidade de carga como pela sua facilidade de manobrar em ruas estreitas.

Fonte: Zoenren-Osaka/ReproduçãoFonte: Zoenren-Osaka/Reprodução

Talvez tenham sido essas características os motivos que levaram a Federação Japonesa de Empreiteiros Paisagistas a escolher as Kei Trucks como o palco para instalações móveis de beleza natural, com formas de design que variam do minimalista jardim japonês até intrincadas composições modernistas com iluminação e fontes.

Beleza natural móvel

Fonte: Zoenren-Osaka/ReproduçãoFonte: Zoenren-Osaka/Reprodução

Essas pequenas amostras de beleza natural móvel incorporam muitas formas diferentes de design, desde o tradicional jardim japonês a elementos mais modernos, usando iluminação e até mesmo recursos de água para criar cenas inacreditavelmente complexas em um espaço minúsculo e totalmente inesperado.

Os paisagistas participantes chegam ao local do concurso com as carrocerias completamente “limpas” e têm poucas horas para transformá-las em verdadeiros ecossistemas minimalistas. Como as regras têm poucas limitações, a imaginação floresce, literalmente. 

Fonte: Zoenren-Osaka/ReproduçãoFonte: Zoenren-Osaka/Reprodução

São aquários, quedas d’água em miniatura, luminárias e portas corrediças convivendo em espaços harmônicos de diferentes inspirações para apreciação dos juízes. Os quesitos avaliados são: planejamento, expressão, design e execução. Ao vencedor, o título de melhor paisagista móvel.

Fonte: Zoenren-Osaka/ReproduçãoFonte: Zoenren-Osaka/Reprodução

No ano passado o concurso foi realizado no mês de abril, mas, em virtude da pandemia do covid-19, a edição de 2020 deverá ser adiada ou até mesmo cancelada.

A jardinagem em pequenos espaços pode ser uma inspiração para estes momentos em que a população mundial se encontra confinada em apartamentos. Muitos se perguntam como praticar uma jardinagem em espaços cada vez mais apertados. Os japoneses matam a charada. E mostram o bonsai.